Prefeito Gerson Pessoa inaugura novo Centro de Especialidades

Na sexta-feira, 05/09, a Prefeitura de Osasco inaugurou o novo Centro de Especialidades Professor José Storópoli, localizado na Rua Minas Bogasian, 253, Centro. A unidade é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade Uninove, e funcionará nos moldes das Policlínicas Norte e Sul, oferecendo atendimento em diversas especialidades médicas.
Participaram da cerimônia, o prefeito Gerson Pessoa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, o vice-prefeito Lau Alencar, o secretário de Saúde Fernando Machado e o reitor da Uninove, Eduardo Storópoli. As bênçãos foram conduzidas pelo padre Marcelo Fernandes, da Paróquia Bom Jesus Crucificado, e pela pastora Cristiane Celegato, secretária adjunta da Família, Cidadania e Segurança Alimentar.
O Centro conta com 14 consultórios e atenderá especialidades como clínica médica, ginecologia, pediatria, cardiologia, dermatologia, psiquiatria e reumatologia. Os atendimentos serão realizados por médicos graduados, com acompanhamento de alunos da Uninove como parte da formação curricular.
Os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação do município, após avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o secretário de Saúde, Fernando Machado, o novo equipamento integra a rede municipal e busca ampliar o acesso à atenção especializada. “Este ambulatório é parte da integralidade do atendimento assistencial. Os pacientes entram pela atenção primária e, se necessário, são encaminhados para as unidades de especialidades. Esta nova estrutura vem somar à rede, ajudando a reduzir a fila de espera. Além disso, é uma unidade de formação médica, com foco na humanização do atendimento, reconectando médicos e pacientes”.
Durante o evento, o prefeito Gerson Pessoa destacou os avanços na área da saúde desde o início de sua gestão. “Nos últimos oito meses, entregamos duas UBSs, o pronto atendimento 24 horas do Munhoz Júnior, e agora este Centro de Especialidades. Em breve teremos o Centro Integrado da Saúde, o novo pronto atendimento de Novo Osasco, a nova ala da maternidade Amador Aguiar e o Hospital da Criança e da Mulher. São investimentos que visam oferecer saúde de qualidade e reorganizar o atendimento”.
O prefeito também ressaltou o papel da Uninove na formação de profissionais e na melhoria da infraestrutura da rede municipal. “A Uninove tem sido parceira em reformas de UBSs, na entrega da nova ala da maternidade e agora neste centro. Muitos alunos formados aqui já atuam em nossa rede. O que queremos é atendimento com profissionalismo e empatia. Este centro vai garantir que o paciente seja ouvido, olhado e cuidado com atenção”.
O reitor da Uninove, Eduardo Storópoli, reforçou o compromisso da instituição com a formação médica e a inclusão social. “Estamos muito motivados com esta parceria. Os estudantes participam diretamente dos atendimentos, promovendo um serviço humanizado e de qualidade. Esta colaboração entre universidade e município é um modelo de inclusão social na saúde”.
O novo Centro de Especialidades já está em funcionamento e entre os munícipes atendidos estava Iracema Souza Miranda, de 72 anos, moradora do Jardim de Abril, que acompanhava a neta em consulta com o psiquiatra. Ela elogiou o atendimento. “Fui muito bem atendida. Minha neta é autista e mesmo com a agitação dela, os profissionais foram compreensivos. Espero que continue assim”.
Prestigiaram a inauguração os secretários municipais Luciano Camandoni (Governo), Cleber Vieira (Casa Civil), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras) Coronel José Virgolino (Segurança e Controle Urbano), Geraldo Leite (em exercício em Esporte, Recreação e Lazer), José Carlos Vido (Assistência Social), Talita Bottas (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Cláudio Monteiro (Administração), Michel Figueredo (Emprego, Trabalho e Renda), Marcelão (Cultura), Gelso Lima (Habitação), Renato Castineira (coordenador da Defesa Civil), Paulinho Samba de Rua (Executivo de Políticas da Promoção da Igualdade Racial), os secretários adjuntos Suzete Franco (Saúde), Persival Santi (Serviços e Obras), Daniel Matias (Assistência Social), Tadeu Neves (Emprego, Trabalho e Renda), além dos vereadores Alexande Capriotti, Rodrigo Gansinho, Gil Cantor Goleiro, Hélder Oliveira, Fábio Chirinhan, Laércio Mendonça e do presidente da Câmara, Carmônio Bastos. (Com colaboração dos estagiários Gloria Maria e Rogério Bete).